sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

"2 Coelhos" - Foi uma cajadada só


Sinceramente me sentei na cadeira achando que iria passar meus próximos 100 minutos entediado ou com a sensação completa de insatisfação. Nada contra o cinema brasileiro mas até hoje nunca tive visto um filme de ação, ou um pouco mais movimentado, no nosso cinema que prestasse. Pois bem, que satisfação é vê um filme tão bem executado, planejado, tão bem dirigido e pensado quando "2 coelhos", Brasil- 2011.
É com chave de ouro que diretor estreante Afonso Poyart adentra no cinema e conseguindo dá um ar de frescor e trazer novidades pra a sétima arte tupiniquim. Confesso que fiquei interessado quando vi o traile, mas sinceramente achei que toda propulsão era simplesmente truque da turma da montagem. A história é difícil de explicar e também de entender tendo em vista que a montagem aleatória que foi feita no roteiro deixa a história dispersa chegando a podermos dizer que diluida. Mas tudo parte de um plano do protagonista Edgar, excelentemente vivido por Fernando Alves Pinto e a execução de seu plano para resolver dois problemas de uma única vez, em meio a isso existe uma série de personagens que adentram de sai da história que vão montando a quebra-cabeça e dando sentindo a tudo. Desde sempre sabemos que um dos "coelhos" é conseguir uma grana que está sendo desviada por um deputado, enquanto ao outro só vamos saber bem mais pra frente do filme, que vai ficando mais surpreendente e eletrizante.
Não se pode deixar de falar das interpretações que elevam o nivel do filme, ao olhar aguçado e inspirador do diretor que consegue recorte e planos pouca vezes visto de São paulo, ao pessoal da trilha precisa e sem excessos e principalmente aos roteiristas que fazem desse filme um ato incomum, corajoso e brilhante do nosso cinema. Um marco. Ah! e o final é emocionante.

Um comentário:

  1. Também gostei muito desse filme, espero ver mais coisas do tipo no futuro do cinema brasileiro.

    ResponderExcluir